Como cuidar da pelagem de cavalos em 3 passos

Confira abaixo algumas dicas para cuidar dos equinos da melhor forma

Os cavalos são muito conhecidos pela sua beleza e, para que a higiene e a estética se mantenham, é preciso saber cuidar da sua pelagem. Manter o pelo dos equinos impecável pode ser difícil, mas com as dicas corretas fica mais fácil descobrir como cuidar de cavalos da melhor forma.


1. Dar banho no cavalo com a frequência devida


A limpeza do cavalo é de suma importância para manter sua pelagem não apenas bonita, mas também higiênica. Não é recomendável dar banho no cavalo frequentemente, pois sua pele leva tempo para repor a oleosidade natural, responsável por protegê-lo do frio e da chuva. Mas, quando necessário, deve ser apenas com água e xampu próprios para equinos. Hoje em dia produtos com tecnologias inovadoras que proporcionam melhores resultados já estão disponíveis no mercado. A nanotecnologia se destaca nas linhas para cuidados dermatológicos veterinários, com produtos hidratantes, antimicrobianos, entre outros.


Antes do banho, o dono deve aparar os pelos do cavalo, cortando-os com uma tesoura. Ao desmanchar os nós, não há o risco deles embolarem na hora do banho. Durante o banho, o dono pode esfregar o pelo com uma escova de nylon, própria para limpar detritos e pelos soltos. Após isso, a pelagem dos cavalos deve secar completamente no sol, a fim de evitar doenças como a dermatite.

2. Escovar cavalos antes e depois das cavalgadas


O brilho e higiene da pelagem dos cavalos têm muita relação com a forma da escovação do animal. Por isso, a sugestão é escová-lo antes e depois de cada cavalgada. É aconselhável fazê-lo com uma escova dura, de preferência de borracha, a partir de movimentos circulares em volta do pelo. A fricção produzida retira a sujeira e elimina a tensão do equino, pois o movimento se assemelha a uma massagem.

No momento de escovar a pelagem de cavalos, o cavaleiro deve ficar atento a região da barriga. Por ser um local mais sensível, exige maior cuidado e atenção. Outra sugestão é nunca se posicionar atrás do cavalo, sob risco de coice.

3. Lavar a cauda e crina do cavalo para remover possíveis resíduos


Diferentemente do banho, a cauda e crina do cavalo devem ser lavadas ao menos uma vez na semana para remover possíveis resíduos. A crina deve ser penteada delicadamente com pente de dentes largos e, se necessário, ser desembaraçada com os dedos. O xampu e condicionador precisam ser aplicados e esfregados desde a raiz, para deixar bem higiênico e evitar problemas como coceira e irritação.


Agora que você aprendeu as principais informações sobre como cuidar da pelagem de cavalos, seu animal ficará com os pelos brilhosos e totalmente limpos. Acima de tudo, é importante prezar pela saúde do equino, entendendo que cuidar de cavalos vai muito além de seus pelos, envolvendo sua alimentação, limpeza dos cascos, dentre outros.

Conheça os produtos da NanoScoping e escolha o melhor ativo para o xampu e condicionador do seu cavalo!


#pelagemdecavalos #cuidadoscavalos #nanotecnologiaparacavalos

0 visualização

+55 48 3012 4004

+55 48 9 9148 4004 (WhatsApp)

info@nanoscoping.com.br