Nanotecnologia verde na agricultura



NANOTECNOLOGIA


Nanotecnologia é a ciência que estuda e trabalha com partículas de tamanho nanométrico. Mas afinal, o que são partículas nanométricas? O prefixo “nano” refere-se a escala de medida no qual 1 nanômetro (nm) equivale a 1 bilionésimo de um metro (10-9 m), ou seja, partículas de tamanho extremamente reduzido, praticamente do tamanho de um vírus!

Estruturas tão pequenas como as nanopartículas apresentam propriedades funcionais únicas que não são encontradas na escala macro (visível ao olho humano). A principal razão para isso acontecer está relacionada à elevada área superficial dos sistemas nanométricos, resultando em uma intensa interação com o meio. Produtos com nanotecnologia apresentam inúmeras vantagens como, por exemplo, aumento da estabilidade, liberação prolongada e maior absorção/penetração, possibilitando redução de doses e frequência de aplicação, quando comparado aos produtos convencionais (em escala macro).



NANOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA


O mercado agro é um mercado em expansão em todo o mundo e, nos últimos anos, a economia de países emergentes como o Brasil vem ganhando destaque no cenário mundial. Aliado ao rápido crescimento da população mundial tem-se o aumento de demanda por alimentos, contudo, a área disponível de terras aráveis encontra-se em declínio, devido ao aumento da industrialização e urbanização. Neste cenário, a nanotecnologia surge como uma ferramenta altamente promissora e viável para o agronegócio, trazendo benefícios à saúde vegetal e animal, à produção de alimentos e à saúde do consumidor e do ambiente.

Além destes benefícios, a nanotecnologia é, ainda, altamente promissora em termos de negócio em distintos setores industriais, com crescimento anual superior a 18%. Entre as macrotendências mundiais previstas para 2030 pela FIESP (FIESP, 2019), a intensificação da demanda por alimentos encontra-se entre as principais e a nanotecnologia agrícola é apontada como uma tendência chave!

Os campos de aplicação da nanotecnologia são diversos, com destaque especial para as áreas de biomedicina, farmacêutica, química, física, engenharia e informática. Apesar das pesquisas científicas apontarem resultados muito promissores na área agrícola, o uso da nanotecnologia neste setor ainda é muito pequeno. A aplicação da nanotecnologia na agricultura é recente, sendo poucos os produtos disponíveis no mercado com essa tecnologia. Em contrapartida, existem inúmeros trabalhos científicos que comprovam os benefícios e a eficiência da nanotecnologia na área agrícola. Entre os principais benefícios relatados estão: utilização de nanoprodutos para o controle de doenças em plantas, nanopartículas para aumento da absorção de nutrientes pelos vegetais, nanopartículas para retenção de agroquímicos no solo visando a liberação lenta na planta, nanomateriais com a função de remoção de substâncias tóxicas do meio ambiente, nanoestruturas que atuam como sensores para monitoramento das condições ambientais e da sanidade e crescimento das plantas, nanopartículas que transportam DNA ou RNA para transformação genética ou para ativação de mecanismos de defesa das plantas, e nanopartículas de agroquímicos visando redução de doses de aplicação.


PRODUTOS COM NANOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA


Apesar de existirem poucos insumos agrícolas que utilizam a nanotecnologia nas suas formulações, os produtos disponíveis estão despertando interesse cada vez maior do mercado nacional e internacional.

No setor de fertilizantes, algumas empresas produzem insumos que utilizam a nanotecnologia para aumentar a eficiência nutritiva de seus produtos finais, utilizando diferentes nanopartículas inorgânicas durante o processo de fabricação. Existe, também, no mercado insumos com nanopartículas de cobre, ferro, cobalto e prata, as quais são incorporadas na fabricação de outros produtos agrícolas, visando o aumento de taxas de germinação de sementes, indução de resistência a doenças, melhora dos estresses a fatores bióticos e abióticos. Além desses produtos, outras empresas da área de nutrição produzem nanobiofertilizantes, os quais apresentam nutrientes de origem orgânica na sua composição e auxiliam no metabolismo da planta.

Na área de proteção vegetal, a empresa NanoScoping Soluções em Nanotecnologia traz ao mercado adjuvantes agrícolas e defensivos naturais com nanopartículas biodegradáveis. Os produtos pertencentes à linha NANO AGRO apresentam ação espalhante, adesivo e emulsificante que, devido a presença de compostos ativos de origem vegetal nanoencapsulados, também potencializa as atividades fungicida, bactericida e repelente, além de serem autorizados para uso em sistemas orgânicos de produção.


LINHA NANO AGRO

Os produtos da linha NANO AGRO apresentam diversos testes in vitro e a campo realizados em parceria com universidades e institutos públicos e privados, que comprovam a eficiência desses produtos frente a diferentes fitopatógenos e em distintos cultivos, levando a inovação da nanotecnologia também para o setor AGRO.

No tomate, por exemplo, aplicações com os produtos nanotecnológicos em plantas inoculadas com fungo (Phytophtora infestans) e bactéria (Xanthomonas campestris) evidenciaram redução na severidade das doenças de 65 e 62%, respectivamente.

Já no morango, testes in vitro mostraram que os produtos da linha NANO AGRO são uma alternativa eficiente e sustentável para o controle fúngico de Botrytis cinerea, agente causal do mofo cinzento do morango, considerado um dos principais problemas em pós-colheita da cultura. A aplicação dos produtos NANO AGRO evidenciaram redução de até 83% no crescimento do fungo.

Os produtos nanotecnológicos também mostraram-se eficazes contra pragas, fungos e bactérias comuns as culturas do milho, pimentão, laranja e orquídea. E as novidades não param por aí, testes em soja encontram-se em desenvolvimento! Em breve mais uma inovação nanotecnológica para o setor AGRO!


Quer saber mais sobre os nossos produtos nanotecnológicos para a agricultura? Clique aqui e saiba mais!

#nanotecnologia #agricultura #nanopartículas #nanoagro #nanoagrototal #nanoagroneem #nanoagrocrop



52 visualizações0 comentário